Você já parou para pensar em como a tecnologia pode transformar sua relação com o dinheiro?
Quando se pensa nos milhões de dados usados pelos sites de inteligência artificial (IA) para oferecer informações e orientações a seus usuários, pode ficar sem sentido imaginar que o correntista de um banco, por exemplo, deixe de usar esse recurso para negociar as condições de pagamento de um empréstimo ou um financiamento. Ou que ele não possa ser uma ferramenta estratégica para quem precisa quitar dívidas, organizar as contas e alcançar uma vida financeira mais saudável.
De fato, negociar dívidas pode parecer complicado, especialmente se isso envolve o acesso a novos serviços financeiros. Mas é justamente nisso que a inteligência artificial pode ajudar, ao propor soluções que contemplem os interesses de ambas as partes. Isso pode incluir a obtenção de descontos sobre o saldo devedor e planos de parcelamento do débito em condições personalizadas.
Já quando o objetivo é organizar as finanças, a IA pode ser um assistente valioso categorização de gastos, definição de metas criação de orçamentos ou mesmo orientando sobre investimentos e aplicações e outras decisões financeiras. Isso porque, ao utilizar algoritmos avançados e técnicas de aprendizado de máquina, a IA é capaz de aprender com os dados financeiros e melhorar suas habilidades ao longo do tempo, adaptando-se às nossas características e necessidades específicas e fornecendo recomendações personalizadas.
Continue a leitura para entender como a inteligência artificial pode atuar como uma aliada estratégica das suas finanças pessoais.
Mas atenção: o mundo financeiro lida com dados em permanente mudança, segundo as tendências momentâneas nos mercados nacionais e internacionais; por isso, as orientações por inteligência artificial não são infalíveis, em muitos casos requerendo a avaliação de profissionais especializados.
O que é a inteligência artificial aplicada às finanças?
A inteligência artificial é um ramo da tecnologia que permite que máquinas simulem a capacidade humana de pensar, aprender e resolver problemas. Ela utiliza algoritmos avançados e grandes volumes de dados para identificar padrões, fazer previsões e tomar decisões de forma autônoma ou semi-autônoma.
No contexto financeiro, a IA é aplicada para automatizar tarefas, analisar dados em tempo real e oferecer soluções personalizadas que ajudam a otimizar o uso de recursos financeiros.
Algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina), um subcampo da IA, permitem que os sistemas aprendam com os dados e melhorem suas habilidades ao longo do tempo.
É desta forma que eles conseguem analisar o histórico de gastos de uma pessoa e identificar padrões de consumo, ajudando a criar um orçamento mais eficiente e a identificar áreas onde é possível economizar para alcançar o tão sonhado equilíbrio financeiro.

Principais aplicações da IA nas finanças
Automatização de processos
Sabe aquele trabalhão de inserir dados sobre receitas e despesas manualmente? Esqueça. A IA permite que processos repetitivos e demorados sejam realizados de forma rápida e eficiente, incluindo:
- Processamento de pagamentos;
- Categorização automática de despesas;
- Geração de relatórios financeiros.
Gestão financeira personalizada
Ferramentas baseadas em IA conseguem analisar os hábitos de consumo de cada usuário e oferecer recomendações personalizadas para poupar dinheiro, reduzir dívidas e investir.
Orçamento pessoal
Com a ajuda das ferramentas de IA é possível criar um orçamento eficaz e personalizado, que permita controlar despesas e priorizar gastos de acordo com nossos hábitos e tendências financeiras e padrões de consumo.
Análise de riscos e fraudes
Os sistemas de IA podem identificar atividades suspeitas e prevenir fraudes ao analisar transações financeiras em tempo real. Eles também ajudam na avaliação de riscos, permitindo que bancos e investidores tomem decisões mais seguras.
Investimentos automatizados
Conhecidos como robôs de investimento, esses sistemas utilizam algoritmos para criar e gerenciar carteiras de investimento. Eles analisam o mercado, identificam oportunidades e ajustam estratégias de forma constante para maximizar os retornos.
Educação financeira e planejamento
Plataformas que utilizam IA, como assistentes virtuais e chatbots, ajudam os usuários a entender conceitos financeiros complexos e a planejar suas finanças de maneira mais acessível.
Dívidas
As ferramentas de IA podem orientar sobre os diferentes tipos de dívidas e ensinar estratégias para evitar a inadimplência ou sair dela, propondo planos de quitação personalizados.
ChatGPT e Copilot
O ChatGPT, um dos mais consultados mecanismos de buscas, é baseado no modelo GPT-3 da OpenAI, lançado em junho de 2020. O nome “GPT-3” significa “Generative Pre-trained Transformer 3” e é o terceiro da série de modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI.
Sua versão mais recente, o GPT-4, foi estruturada para lidar com uma vasta gama de tarefas de processamento de linguagem natural, incluindo geração de texto, tradução, resumo etc.
Outro mecanismo de buscas, o Copilot, desenvolvido pela Microsoft, usa a tecnologia da OpenAI e foi estruturado e lançado inicialmente em junho de 2021. É bastante tempo na era cibernética, principalmente quando se considera a volatilidade e permanente atualização nos mercados financeiros do mundo.
Tanto o Copilot como o ChatGPT e outros mecanismos de buscas passam regularmente por atualizações nos mecanismos de coleta de dados, beneficiando-se de melhorias de software e técnicas de aprendizado de máquina mais avançadas.
Com todo esse potencial, no entanto, segundo pesquisas de mercado, somente 56% dos brasileiros confiam na inteligência artificial para a tomada de decisões na área econômica e financeira.
Negocie suas dívidas com as melhores condições e descontos na Crediativos

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de recuperação de Crédito, a Crediativos está aqui para te ajudar a recuperar a sua saúde financeira.
O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Crediativos:
- Site: www.crediativos.com.br
- Telefone: 0800-882-7810
- WhatsApp: (11) 3527-9100
Para negociar online:
Passo 1. Acesse nosso site.
Passo 2. Consulte o seu CPF e, caso ainda não tenha cadastro, basta seguir as instruções.
Passo 3. Confira as ofertas e condições especiais disponíveis para o seu perfil.
Passo 4. Pronto! Agora é só escolher a melhor forma de pagamento e finalizar o acordo.