Entenda o impacto do desequilíbrio financeiro na sua saúde mental
Se você chega ao fim do mês com todas as contas em dia e até com alguma sobra para poupar ou aplicar, receba nossos parabéns e nem precisa continuar a leitura deste texto. Mas, caso esteja incluído no grande número de brasileiros endividados, não deixe de conhecer as possíveis consequências disso – e não só para o seu bolso, mas também para sua saúde física e mental.
Segundo pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, as dívidas estão tirando o sono de 83% dos brasileiros inadimplentes. Além da insônia, o endividamento também traz outros impactos na saúde mental.
De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, junto a brasileiros com contas em atraso há mais de três meses, 82% dos entrevistados revelam ter sofrido algum tipo de efeito na saúde física ou mental por conta no atraso no pagamento das contas.
Entre as principais consequências, 66% dos entrevistados relataram alterações no sono, para mais ou para menos; 60%, menos vontade de socializar com outras pessoas; e 51%, alterações no apetite. A par disso, um percentual expressivo admite descarregar a ansiedade no vício com o cigarro, no excesso de comida ou de álcool (37%) e nas compras por impulso (26%).
A pesquisa revela ainda que 97% dos entrevistados sofreram efeitos negativos com a inadimplência, dos quais 84% ficaram preocupados, 74% sentiram-se ansiosos, 65% estressados ou irritados, 64% angustiados e outros 64% envergonhados.
Impacto das dívidas no padrão de vida
De acordo com o levantamento da CNDL, 88% dos inadimplentes relataram ter sofrido o impacto negativo das dívidas em seu padrão de vida.
Por causa das dívidas, 38% têm evitado comprar roupas e calçados, 36% evitam sair com pessoas que as incentivam a consumir e 34% evitam fazer compras a prazo.
Ainda segundo a pesquisa, 76% dos consumidores tentaram tomar algum tipo de crédito no último ano, sendo 53% para pagar dívidas e 23% para comprar algo. Já 30% nem tentaram, principalmente entre as classes C, D e E.
Entre os que tentaram contrair crédito, 75% conseguiram, sendo as modalidades mais frequentes o empréstimo bancário (39%), o cartão de crédito que já possuíam (21%) e o cheque especial (15%). Mas 24% relataram não ter obtido liberação.
O peso da inadimplência
Da mesma forma que as emoções podem levar a gastos excessivos ou impensados, a inadimplência gera impactos emocionais negativos nos consumidores. Seis em cada dez inadimplentes (66%) dizem ter um nível de preocupação alto ou muito alto frente às dívidas em atraso há mais de três meses, enquanto 19% têm um nível médio e 12% estão um pouco preocupados.
Questionados sobre o maior temor frente às dívidas, 34% receiam não conseguir pagar as contas em atraso, 10% temem ser considerados desonestos e 9%, ter que rebaixar o padrão de vida para pagar dívidas.
Segundo a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, as pessoas em situação de endividamento grave correm o risco, em momento de desespero, de buscar alternativas que podem piorar sua situação financeira.
As dívidas em atraso também podem ter impacto no âmbito profissional e social dos inadimplentes. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirmam que as dívidas afetaram suas relações sociais; 48% dizem ter ficado mais irritados e intolerantes com as pessoas próximas e 39% reconhecem ter sido mais descuidados com o bem-estar da família.
Em relação ao trabalho, 57% dos endividados relataram problemas no âmbito profissional após a inadimplência, sendo que 43% têm ficado mais desatentos ou improdutivos, 37% têm produzido menos e 35% estão impacientes com os colegas.
Como a Crediativos pode ajudar você a sair das dívidas
Como vimos, estar com as contas em dia e manter uma boa gestão das finanças pessoais costuma ser um fator decisivo para o nosso equilíbrio e qualidade mental. Afinal, para a grande maioria das pessoas, ter pendências financeiras está entre as principais fontes de stress, preocupação e ansiedade, tornando-se um empecilho para uma vida mais tranquila e feliz.
Portanto, se você está perdendo o seu sono buscando formas de se livrar daquela dívida atrasada para limpar o seu nome e reconquistar o seu bem-estar emocional, o primeiro passo é entrar em contato com o credor para conseguir um acordo que ofereça melhores condições de pagamento ou descontos significativos para quitação.
Melhor ainda é poder negociar pela internet, sem nem precisar sair de casa. A Crediativos, por exemplo, trabalha com uma plataforma de negociação 100% online, na qual é possível fazer um levantamento de todas as suas dívidas simplesmente digitando o seu CPF.
A plataforma da Crediativos conta com sistema de última geração e vem se aprimorando a cada dia para oferecer as ferramentas assertivas e seguras para que você negocie sem medo, com a garantia de total sigilo sobre dados pessoais compartilhados.
Para negociar diretamente com a Crediativos, acesse a plataforma, digite seu CPF e confira quais dívidas estão disponíveis para negociação. Em seguida, avalie as opções de acordo, as possibilidades de descontos, abatimentos e parcelamentos oferecidos.
Escolha então uma opção que traga vantagens para você, que esteja de acordo com as suas possiblidades atuais e que caiba no seu planejamento, garantindo que as parcelas não comprometam o seu orçamento.
Tendo fechado o acordo, você ainda pode pagar os boletos online, com toda segurança e comodidade.
Milhares de clientes já recuperaram o controle das suas vidas financeiras. E você?
Experimente a sensação de estar livre das dívidas. A Crediativos oferece as melhores condições do mercado para você quitar seus débitos e recuperar a sua saúde financeira!
Veja o que nossos clientes dizem:
“ Queria ter meu nome limpo novamente, e através da proposta de acordo oferecida pela Crediativos, consegui pagar meu débito e recuperar meu poder de compra.“ – Valiram J. Guimarães
“ O meu sonho era ter o nome limpo, já havia tentado negociar minha dívida, mas o alto valor impedia. Foi então que recebi uma ótima proposta da Crediativos e, enfim, consegui quitá-la. Hoje, tenho o nome limpo e o sonho realizado.“ – Josefa J. Batista
Não perca mais tempo! Junte-se aos nossos clientes e transforme sua vida financeira.