Com a temporada de volta às aulas se aproximando, a preocupação com os gastos com material escolar pode se tornar um verdadeiro transtorno para muitas famílias.
No entanto, economizar nessa área não significa comprometer a qualidade dos produtos ou a preparação adequada para o ano letivo. Na sequência, compartilhamos 7 dicas valiosas para ajudar você a economizar na compra de material escolar sem abrir mão da qualidade e da curtição que ela pode representar para quem vai usar os produtos.
1. Compre com antecedência
É comum que os preços subam com a proximidade da volta às aulas e das listas sugeridas pelas escolas. Portanto, se você já tem uma ideia do que será necessário, antecipar-se nas compras pode ser um bom negócio.
2. Pesquise antes
Comprar com antecedência oferece mais esta vantagem: você ganha tempo e tranquilidade para pesquisar as melhores oportunidades. Vá em diferentes lojas do ramo, em que os preços podem variar dependendo dos estoques.
Reforce a pesquisa com consultas em atacadões e sites de pesquisa de preço na internet. As lojas virtuais costumam oferecer preços melhores do que as físicas, mas não se esqueça de conferir os custos e prazos de entrega.
3. Negocie desconto
Consulte sobre eventuais descontos para pagamento à vista ou por Pix, por exemplo. Já no caso de parcelamento, certifique-se de que não haja acréscimos no valor a pagar.
4. Compre por atacado
Comprar em maiores quantidades pode render descontos adicionais. Caso consiga organizar grupos de pais para as compras, confira nas lojas a possibilidade de conseguir preço de atacado ou, ao menos, uma redução nos custos.
5. Vá às compras sem as crianças
Conforme o caso, prefira ir desacompanhado às compras de material escolar, para evitar pressões das crianças por produtos com referências a super-heróis ou outros personagens, cujos preços podem embutir custos de licenciamento.
Já se for acompanhado dos filhos, procure fazer das compras uma oportunidade de passar a eles um aprendizado de formas de economizar ao fazer compras.
6. Recicle e reaproveite
Antes de ir às compras, faça um levantamento do material escolar que sobrou do ano anterior. Geralmente, itens como tesouras, réguas e mochilas podem ser reaproveitados. Avalie com as crianças o que ainda está em bom estado e economize.
7. Desapegue das marcas
Pense em marcas genéricas. Em muitos casos, os produtos de marcas alternativas oferecem a mesma qualidade das tradicionais a um preço mais acessível.