Blog

Dia das Mães: 4 dicas para economizar no presente

O Dia das Mães está chegando e essa pode ser uma ótima oportunidade para você homenagear sua mãe (ou a mãe de seus filhos) de um modo especial, sem que isso comprometa seu orçamento.

Para isso, é bom que você se prepare com alguma antecedência, pesquisando opções no mercado, físico e online, tanto em relação a produtos e serviços quanto a preços e condições de pagamento. Acompanhe a seguir algumas dicas e sugestões para se dar bem nessa data tão marcante.

1. Defina o presente 

Uma primeira opção pode ser a escolha de um presente preparado por você mesmo ou com ajuda de seus irmãos – por exemplo um almoço especial com pratos da preferência dela. Ou uma peça tricotada por você, caso tenha essa habilidade. Quando dedicamos um tempo maior para fazer algo personalizado, feito por nós mesmos, o resultado pode ter um impacto maior do que se comprássemos algo mais caro.

Está sem ideia? Faça uma rápida pesquisa na internet e você vai encontrar diversas opções de DIY (faça você mesmo) para presentear. Então é só escolher uma que tenha mais a ver com seus gostos e habilidades, ou mesmo com algo que você queira aprender a fazer. Um álbum de fotos com frases personalizadas, por exemplo, é algo fácil de fazer e que, convenhamos, não tem como não agradar, não é mesmo?

2. Pense diferente

Em vez de utilidades para casa, talvez sua mãe prefira, este ano, um presente mais personalizado e com um toque de sofisticação, como uma joia, um perfume, um vinho ou outra bebida importada. Quem sabe, ainda, um ingresso para o show daquela cantora que há tanto tempo ela quer ver ao vivo? Talvez uma massagem ou um dia no spa possam cair como uma luva para o momento que ela está vivendo.

O importante é levar em conta, principalmente, as paixões e o estilo de vida atual da sua mãe. Ela é uma leitora voraz, ou prefere ouvir música? É aventureira? Ama vinhos, ou é uma grande apreciadora de cafés? Preferências diferentes podem mudar totalmente o rumo da sua escolha. Pense nisso.

dia das mães


3. Pesquise bastante

Seja em lojas físicas ou virtuais, compare as opções de marcas e produtos, levando em conta as condições e a segurança na forma de pagamento. Essas recomendações valem para a compra de roupas, perfumes, xampus e outros produtos que você sabe que irão agradá-la. Em épocas comemorativas como essas, o que não faltam são promoções muito atrativas, que propiciam uma economia real na compra.

Mas é bom lembrar: se for comprar pela internet, certifique-se de que o site é confiável e desconfie de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade. Caso contrário, você corre o risco de cair em um golpe virtual, ficar sem o seu dinheiro e sua mãe sem o presente.


4. Divida a conta
 

Caso saiba de um sonho mais ambicioso de sua mãe, pode valer a ideia de um presente compartilhado com seus irmãos.  Seja como for, muito cuidado com a segurança da operação: um pagamento por Pix, por exemplo, pode ser difícil de resgatar em caso de problemas.

Leia também: Xô, consumismo! Proteja-se das compras por impulso