Blog

A importância da flexibilidade na hora de negociar

O Brasil assistiu a uma verdadeira escalada do endividamento e da inadimplência em 2022. Segundo dados do SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em setembro, quatro em cada dez brasileiros estavam negativados. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, esse volume subiu 11,2%, atingindo a marca de 64,25 milhões pessoas inadimplentes, o que representa quase 40% da população adulta do país.

Os números já são bastante significativos se considerarmos apenas os CPFs inscritos nos órgãos de proteção ao crédito. Mas podem saltar para uma porcentagem exponencialmente mais elevada se forem incluídos os consumidores com dívidas mais antigas, que, por estarem prescritas, já foram retiradas dos birôs de crédito, mas nem por isso deixaram de existir.

Juros altos, inflação elevada, desemprego persistente (ao final do 3º trimestre, o número de trabalhadores desempregados há mais de 2 anos era de 2,575 milhões, de acordo com o IBGE), cenário econômico incerto. Tudo isso acaba por restringir ainda mais as chances de quem busca sair dessa situação, ao reduzir, a cada dia, a capacidade do brasileiro de quitar dívidas.

É por isso que, na hora de procurar uma solução que alivie o excesso de pendências e permita retomar o caminho da sua saúde financeira, o consumidor inadimplente busca, acima de tudo, flexibilidade para negociar.

Continue a leitura e entenda como esse diferencial pode te ajudar a negociar sua dívida.

Soluções sob medida

Para ser bem-sucedida, a negociação de uma dívida deve ser feita de forma segura, customizada e, principalmente, flexível.

Com foco em reduzir os impactos da inadimplência na vida das pessoas e percorrer o caminho da negociação de uma dívida de forma amigável, respeitosa e bem-sucedida, é fundamental contar com processos eficientes, ferramentas acessíveis e uma equipe preparada para oferecer condições flexíveis, que possam fazer a diferença no acompanhamento e quitação do acordo.

A Crediativos aposta na flexibilidade como principal benefício para quem busca quitar sua dívida. Procurando entender por que cada um deixou de pagar sua dívida no prazo, apresentando caminhos práticos e viáveis para a resolução do seu caso e aumentando, assim, as chances de uma negociação vantajosa para credor e devedor. Afinal, mais do que reaver créditos dados como perdidos, o que buscamos é recuperar a sua perspectiva de saúde financeira.

A flexibilidade é uma premissa de nossa metodologia de trabalho e está presente tanto nas abordagens e projetos desenvolvidos como na atuação de nossa equipe, sempre disposta e preparada para se adequar às exigências de cada cenário e às necessidades de cada consumidor. O objetivo é garantir um ambiente seguro e confortável para que cada cliente possa se sentir à vontade para negociar, propondo prazos e parcelamentos adequados ao seu bolso e à sua realidade. 

Além disso, o leque de propostas oferecidas é abrangente, podendo chegar a descontos de até 97%. Ao procurar por um acordo por telefone, por exemplo, você tem a oportunidade de conversar com um atendente sempre disposto a ouvir e entender a sua condição financeira atual e assim encontrar uma solução personalizada e ajustada ao seu momento. 

Nossas negociações são flexíveis porque:

  • Você não precisa sair de casa. Basta acessar nosso site www.crediativos.com.br. Mas, se quiser, também pode falar com um dos nossos parceiros, pelo telefone 0800 606 7610, ou, ainda, pelo SAC.
  • Nossos negociadores evitam conflitos, priorizam interações positivas e facilitam ao máximo as condições para você.
  • Respeitamos seu poder aquisitivo, oferecendo propostas de quitação justas e realistas.
  • Nossa equipe é treinada para diferentes situações, tendo capacidade de alterar o foco das concessões em seu benefício.

A Crediativos entende que a inadimplência não define por si só o perfil de um devedor. Cada um tem uma maneira específica de lidar com suas dívidas, e nossas propostas de negociação sempre respeitam essas particularidades.

Ao identificar o momento e o meio de comunicação mais apropriados para uma aproximação amigável e respeitosa, garantimos uma experiência positiva para quem busca uma oportunidade de limpar seu nome, livrar-se de pendências do passado e reorganizar sua vida financeira.

Confira a seguir algumas dicas do que fazer na hora de buscar um acordo de dívida

O acordo para pagamento é o resultado de uma negociação bem-sucedida, na qual foi possível definir os termos e condições que viabilizam a quitação da sua dívida. É por meio dele que você pode obter redução de taxas, extensão de prazos para quitação, descontos e abatimentos.

Veja aqui alguns cuidados que podem te ajudar nesse processo:

Saiba a situação atual e o valor real da sua pendência

Se a busca pela negociação partir de você, procure antes entender qual a situação atual da sua dívida, especialmente se for mais antiga. Isso porque, neste caso, ela pode ter sido transferida para outra instituição, em uma operação muito comum no mercado, chamada cessão de crédito. Então, antes de mais nada, procure se certificar de quem é o atual credor da sua dívida.

A Crediativos, por exemplo, é uma empresa especializada na gestão e cobrança de dívidas em atraso adquiridas de outras instituições. Saiba mais sobre como funciona nossa atuação.

Peça informações sobre sua dívida

Caso a empresa credora tenha entrado em contato com você para propor um acordo, não deixe de pedir informações detalhadas sobre a sua pendência. Os escritórios de cobrança parceiros da Crediativos disponibilizam toda e qualquer informação solicitada pelo cliente, tendo em vista que é um direito dele saber tudo sobre seu débito antes de negociá-lo.

Analise seu orçamento

É importante pôr na ponta do lápis a renda líquida da empresa ou da família, para ter clareza sobre a disponibilidade de caixa e até onde ir em uma negociação.

Busque informações sobre a empresa credora

Para se sentir seguro e confortável para negociar, é importante certificar-se da seriedade e idoneidade da empresa com quem pretendemos fazer um acordo. Acesse os perfis e canais oficiais da empresa na internet para conhecer sua atuação e credibilidade no mercado.

Procure uma proposta sob medida para você

Jamais aceite um acordo que não fique adequado às suas possiblidades atuais. Questione todos os pontos que te parecerem nebulosos e faça contrapropostas para garantir que os termos do acordo estejam de acordo com o seu orçamento e ajustados à sua realidade financeira de momento. Incluir os dados da proposta em sua planilha de gastos pode ajudar a fazer essa avaliação com mais precisão e objetividade.

Negocie até chegar a um acordo que seja vantajoso ou ao menos viável para você.

Confira os termos do contrato

Antes de levar adiante qualquer negociação, é importante certificar-se de que vai dar conta de cumprir os termos do contrato. Afinal, a quebra de acordo pode trazer consequências das quais nem sempre estamos cientes no momento em que ele é firmado.

Considere uma negociação online

Tendo conhecimento de quem é o credor atual da dívida, procure por seus canais oficiais na internet. A Crediativos, por exemplo, trabalha com uma plataforma de negociação 100% online, na qual é possível fazer um levantamento de todas as suas dívidas simplesmente digitando o seu CPF. Saiba mais sobre a plataforma da Crediativos clicando aqui.

Como negociar sua dívida com flexibilidade?

A chegada das plataformas online tornou o processo de negociação de dívidas muito mais simples. Se você se sente confortável em fazer uma negociação pela internet, confira a seguir o passo a passo para negociar com a Crediativos. 

1. Acesse o site da Crediativos e digite o seu CPF

Se você já tiver um boleto em mãos para pagar, só precisa entrar com seu CPF e o código do boleto. Caso contrário, basta preencher seus dados e prosseguir.

2. Consulte suas dívidas atrasadas

Em seguida, você já pode consultar suas dívidas em atraso. Analise os detalhes de cada contrato (valor original, juros, multa, etc.) e, em seguida, faça uma simulação para conhecer as opções de negociação disponíveis.

3. Escolha uma opção de negociação

Você pode escolher quitar suas dívidas à vista ou em parcelas. Caso opte pelo parcelamento, é possível configurar a quantidade de prestações desejada e a data de vencimento dos boletos.

4. Gere um novo boleto e faça o pagamento

Por fim, basta gerar o boleto e pagar dentro do prazo.

Prefere falar com um operador para explicar a sua situação e receber um atendimento personalizado? Basta ligar no 0800-882-7810. Você sempre vai encontrar um operador disposto a ouvir o seu caso e propor uma solução sob medida para você.

Leia também: dicas práticas para sair do endividamento